Instituto Qualidade no Ensino (IQE) firmou parceria nesta terça-feira (21) com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e o Projeto Língua Solta. A meta é levar discussões sobre drogas, sexualidade e bullying para crianças e adolescentes de cinco escolas públicas de Teresina.
projeto Língua Solta possui um formato de diálogo levando a participação dos jovens que encontram na atividade, uma oportunidade de tirar dúvidas e interagir de modo descontraído sobre temas relevantes para a formação cidadã.
As escolas beneficiadas são: Escola Municipal do Mocambinho, Escola Santa Fé, região sul de Teresina, Escola Municipal São Sebastião, zona sudeste, Escola Municipal Marcílio Rangel, zona leste e Escola Municipal Santa Teresina, zona rural da capital.
O presidente do IQE, Horácio Almendra, lembrou que 88% das crianças do ensino fundamental estão em escolas públicas. Assim, ele acredita que o apoio do Instituto a projetos como o Língua Solta contribui diretamente na formação de cidadãos.
“O apoio é um passo importante para desenvolver ações de inclusão social do IQE que tem o compromisso de trabalhar pela qualidade do ensino. O caminho é contribuir com a educação integral que vai além do ensino de disciplinas como Matemática e Língua Portuguesa. Nosso compromisso é com a formação de cidadãos”, explicou.
Para o secretário municipal de Educação, Paulo Machado, a parceria permitirá o envolvimento das escolas e da família em uma questão social latente. “Estamos abrindo os olhos para um problema social que são as drogas e o bullying. Vamos trabalhar esses temas nas escolas e contribuir para que seja possível construir uma escola, professores e uma família mais consciente”, acrescentou.
A jornalista Maia Veloso, criadora do projeto Língua Solta, pontuou que a parceria com o IQE colocará em prática uma concepção que, de certa forma, já vem sendo executada envolvendo alunos, professores, escola e a família. “Será uma experiência ímpar porque vamos encontrar escolas motivadas e organizadas. Trabalhar o Língua Solta sempre é desafiador. Provamos que o ensino vai além da sala de aula, é acima de tudo a formação de cidadãos para uma nova sociedade”, afirmou.
http://www.portalaz.com.br/noticia/educacao/249660_projeto_lingua_solta_semec_e_iqe_firmam_parceria_para_atender_cinco_escola.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário